18/06/2014

Usando a internet 3G no exterior


E lá vamos nós!!

Tem gente que tem o luxo de poder se desligar do mundo nas suas férias. Ai que inveja.. Definitivamente, esse não é o meu caso e nem o do maridão. Férias pra gente só com celular ligado, email on line e por aí vai..

Mas existe um ponto super positivo em estar conectado 24 horas da sua viagem e pode ter certeza, não é postar foto no Facebook nem no Instagram!

A internet tem lá suas facilidades para nós, os viajantes. Estar sempre conectado significa muitas vezes sua indepêndencia na viagem. Tudo o que pensar em perguntar, está lá, na palma da sua mão. Quer saber os horários de certa atração ou a localização exata de outra? Quer mudar de ideia sobre um roteiro? Tá tudo ali, na sua frente.

Por esses motivos sempre que viajo pro exterior, é indispensável estar conectado. Pensando em ajudar outros viajantes, vou fazer uma resenha das operadoras que eu utilizar por aí.

Atenção: as tarifas que descrevo em cada resenha, são apenas pra dar uma ideia de preço. Elas podem sofrer alteração a qualquer momento.


Comprei um chip pré-pago com 1GB de internet por 20€, em uma loja na Kavelstraat. O registro da linha foi super simples, o atendente pediu somente o passaporte e em 20 min estava com internet no celular.

Fique atento apenas para não jogar o cartão do chip fora, pois ao desligar o telefone será preciso inserir o código PUK que fica impresso justamente nesse cartão. Eu joguei o meu fora (claro..) e tive que voltar na loja para desbloquear. Foi um processo super rápido e prático, mas que poderia ser evitado se eu tivesse guardado o cartão.

O sinal funcionou muito bem em todos os lugares que estive. E em Amsterdam, com aqueles nomes de rua impronunciáveis, a internet me salvou diversas vezes.


Comprei um chip pré pago com 5GB de internet, porque ficaria lá durante 15 dias. Achei o preço super caro, custou $80. Mas eu não tinha opção.. A ativação da linha foi super simples e nem passaporte foi solicitado.

Nos Estados Unidos, diferente daqui, não tem essa coisa de divisão de linhas entre os estados, é uma coisa só. Então usei meu telefone na California e em Nevada sem problemas.

O sinal da T-Mobile deixou um pouco a desejar. Em diversos momentos fiquei sem sinal 3G e até sem sinal nenhum de celular.

Numa próxima viagem pra lá vou testar a AT&T pois achei que além de cara, a T-Mobile deixou muito a desejar no sinal.

Atualização 2015

Voltei pros Estados Unidos e acabei comprando o chip da T-Mobile de novo. Desta vez estava com um Iphone 5S e pude experimentar o 4G deles. Super aprovado.

Eu cheguei a levar o chip que havia comprado no ano anterior mas não funcionou. Na loja eles me explicaram que o chip sem uso expira em 3 meses. Daí não teve jeito, tive que comprar um novo.

No Havaí a T-Mobile funcionou super bem também e não tive problemas com sinal e conexão. As ilhas possuem alguns lugares super remotos e aí não tem milagre nenhuma operadora funciona!


Na Espanha, mais exatamente nas Ilhas Baleares, comprei um chip da Vodafone. Aqui o que ficou marcado foi a pegadinha.. O chip que eu escolhi era de 1GB por 18€, e em dois dias a internet parou de funcionar, avisando que eu já havia consumido todo o meu limite. Até parece que um simples Iphone consumiria 1GB em apenas dois dias..

Voltei até a loja e tive que fazer mais uma recarga, desta vez pedindo para alterar meu plano para um de 5GB. Aí correu tudo bem até o final de nossa estadia.

O sinal funcionou muito bem. Em quaser todos os lugares das ilhas tivemos acesso à internet.

Então..

Na medida que eu for viajando e usando mais operadoras, atualizo o post. Espero poder ajudá-los.

E você, já utilizou alguma operadora de celular em suas viagens? Conta aí.


4 comentários:

  1. Olá. Onde comprou o seu chip nas ilhas baleares ?
    O chip é introduzido na zona do cartão , no iPhone ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Marina,

    Comprei em Ibiza, numa loja própria da Vodafone que ficava no centrinho.

    O chip é colocado no lugar do chip mesmo! Vc tira um e coloca o outro!

    =)

    ResponderExcluir
  3. Olá carina, novamente, mas como é que funciona esse chip? Como é a primeira vez que quero usar não sei 😊
    O chip da para colocar em iPhone? Uma vez que a entrada é mais pequena ? O chip tem um número espanhol associado ? Em relação às lojas vodafone , sabe se tem no aeroporto à venda ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina,

      Então.. o funcionamento do chip é o mesmo que você possui hoje. O chip é fabricado de uma forma que se adapta a todos os tamanhos. Não se preocupe tanto com isso, o vendedor da loja irá tomar todas as providências e vc sairá com ele funcionando.

      Quando à loja da Vodafone no aeroporto, não sei exatamente de qual aeroporto vc está falando. O ideal é vc pesquisar no site oficial do aeroporto que possui a listagem de lojas.

      Ou ainda, pesquisar no site oficial da Vodafone. Assim, além da lista de lojas, vc já pode consultar os planos pré-pagos disponíveis.

      =)

      Excluir