19/06/2014

Roadtrip California - Big Sur

roadtrip big sur california
Chegamos no filé da roadtrip

Chegou o tão esperado dia de percorrer o trecho mais bonito de toda a Highway 1: o Big Sur. Foi neste dia que entendi porque não é exagero nenhum quando dizem que a Highway 1 é uma das estradas mais bonitas do mundo. Passei por cada visual mais inacreditável que o outro!!

Fiz muitas paradas! E pude constatar que realmente o fato da roadtrip ser feita no sentido sul (começando em San Francisco em direção à San Diego), é um grande facilitador pra parar nos mirantes, pois a estrada é percorrida do lado do mar.

Prepare sua máquina porque esse será o dia de contemplação da natureza e de muitas fotos!!

A minha viagem

Depois de uma noite bem dormida em Monterey foi dia de acordar cedo, correr pra janela e olhar o céu. São Pedro não podia falhar comigo logo nesse dia! Mas ele, bom piadista que é, mandou mais uma pegadinha e o dia amanheceu bem esquisito.

Eu, já prevendo essa possibilidade, deixei o roteiro do dia com uma certa folga caso precisasse esperar o tempo abrir. E foi bem isso que aconteceu. A neblina começou a se dissipar lá pelas 10h da manhã e às 11h saí de Monterey já com boa parte do céu aberto.

Hospedagem

Foi um pouco complicado encontrar hotel pra esse dia, pois como disse em outros posts, essa era a sexta-feira do feriadão americano e todas as opções de hospedagem com preço honesto já estavam esgotadas, sobrando somente os hotéis mais caros.

Foi aí que tive a ideia de pesquisar outras cidades que não ficavam exatamente na Highway 1, mas próximas para um pequeno desvio, como forma de "baratear" a hospedagem. Pesquisando pelo mapa do Booking achei uma cidadezinha chamada Lompoc que ficava depois de Santa Maria e ainda tinha hotéis com preços honestos. Como essa noite era literalmente para dormir e a tal de Lompoc não era contramão, resolvi arriscar.

O hotel escolhido foi o da rede Red Roof Inn. Hotel beeeem simples e com instalações bem velhinhas mas estava limpo. Pelo preço, cansaço e por ser só por uma noite, estava mais que perfeito (para pessoas sem frescuras como eu).

Mas se você não for em períodos críticos como o que eu fui, o melhor mesmo é se hospedar em uma cidade próximo à estrada. Para escolher em qual cidade, isso vai depender diretamente do roteiro que você montar. Mas ainda assim seguem algumas sugestões de cidades que eu considero interessantes nesse trecho.

- San Simeon
- Morro Bay
- San Luis Obispo
- Pismo Beach
- Solvang
- Santa Barbara

Para pesquisa de hotéis, basta clicar no nome da cidade. Mas lembre-se de ficar sempre atento às avaliações! 😉

A roadtrip

--> Distância percorrida no dia: 400km

Minha ideia inicial era esticar até Santa Barbara, já que no dia seguinte ia dar uma outra boa esticada até San Diego. Mas depois pensei bem e vi que 400km em um dia já estava de bom tamanho. Além do mais, queria ter folga no tempo caso precisasse esperar as condições meteorológicas ideais.

Meu mapa em Big Sur

A dica mais importante para percorrer este trecho da viagem: abastecer o carro ainda em Monterey. Em Big Sur cheguei a ver 3 mini-postos de gasolina, mas com preços bem mais altos do que na cidade. Depois de Big Sur, o posto mais próximo fica há 40 milhas de distância. Ou seja, não rola de ficar sem gas, nem pensar!

Outra informação importante é que no trecho de Big Sur quase não tem construções, só alguns poucos vilarejos muito pequenos. Só depois de passar a entrada do Hearstle Castle, que fica um pouco antes de San Simeon é que comecei a passar por umas cidades. Por isso super recomendo passar no Walmart, comprar uns comes e bebes, uma pequena bolsa térmica, lá também vende gelo, e sair abastecido.

O que ver no Big Sur

A maior atração da Pacific Highway nesse trecho é a admirar a natureza e a sabedoria do homem que colocou a estrada naquele lugar. Confesso que não me preocupei muito em anotar o nome dos lugares que parei, até porque muitos nem tinham nome (e nem precisavam).

A primeira praia do dia

A todo momento uma surpresa agradável

Uma das paradas mais tradicionais deste trecho é a famosa Bixby Bridge. O mirante fica um pouco cheio mas é impossível não parar aqui pra bater umas fotos e admirar a beleza do lugar.

Bixby Bridge

Ao longo de toda estrada são muitos mirantes e muitas praias. Aproveite e pare em todos os lugares que tiver vontade, afinal, você não sabe quando terá outra oportunidade dessa!

Não é?

Olha essa praia!!

E essa casinha?!

Ainda bem que São Pedro colaborou nesse dia. Percorrer a estrada com tempo fechado com certeza deve ser decepcionante! Mas ainda com o tempo aberto, a neblina estava próxima o tempo todo para me assombrar. Nos trechos de montanha ela vinha com força total!

Olha a fog!

Seguindo adiante, o Julia Pfeiffer Burns State Park é aquele parque que tem uma praia com cachoeira, a McWay Falls, (foto do início do post). Aqui a parada também é obrigatória. Dentro do parque há estacionamento por $10. Nós e a torcida do Flamengo paramos no acostamento da estrada mesmo.

A entrada no parque é "cobrada", $7, mas na verdade não há ninguém cobrando. No local há uma mesa com uma urna, papel e caneta. Daí você preenche um formulário com os seus dados e deposita junto com o dinheiro na urna. Super evoluído né? Mas nem sempre funciona.. eu mesma vi algumas pessoas passando direto e confesso que até eu passei também!

Entrada do parque

Pela entrada oficial do parque, peguei uma trilha que começa do lado esquerdo da estrada, passa por debaixo dela e chega num mirante de frente pra praia. Depois descobri que há uma entrada não oficial (e de graça) para o parque, um pouco mais à frente da entrada oficial, do lado direito da estrada (na foto acima fica um pouco depois do carro vermelho).

Parte da trilha que passa debaixo da estrada

cachoeira big sur california
Tirei essa foto na estrada. Abaixo o mirante do parque

Dá pra descer na praia? Que dá, dá.. não sei se é permitido. Eu acho que não, mas sei que tem gente que desce, porque tava cheio de declaração de amor escrita na areia da praia! 😍

Existe uma trilha que passa por trás da cachoeira que chega nas pedras próximas ao mar. Daí é só descer essas pedras e chegar na praia. Eu fiquei de longe só acompanhando  uma galera que chegou até as pedras, já bem pertinho da praia e depois desistiram.

A praia

A cachoeira

Depois desse visual todo me bateu aquela fominha! E como disse antes, nesse trecho da estrada não tem quase nada! Foi hora de escolher um mirante pra chamar de meu, abrir minha bolsa térmica e fazer minha farofinha chique! Um luxo só! 😁

Momento farofa chique

Depois do momento lanchinho, hora de continuar a estrada. E continua a sessão de visuais e mirantes de tirar o fôlego.

Não sei o nome da ponte

Mais um mirante

Se liga no desenho da estrada

E o túnel..

Fizemos algumas amizades

Todos interesseiros, só queriam comida!

Areia preta e mar azul

roadtrip california
E de repente volta a fog..

Logo após passar da entrada do Hearstle Castle, cheguei em um dos lugares mais curiosos do dia: uma praia lo-ta-da de elefantes-marinhos. Diferentes dos leões-marinhos de San Francisco, esses daqui não faziam barulho e nem brigavam entre eles, estavam mais preocupados em tirar uma soneca.

O acesso a praia é restrito e tinha um vigia assegurando o sossego dos animais. Ah, preciso registrar: eles fedem demais!

elefante marinho roadtrip california
São muitos..

Uma praia inteira!

roadtrip california
E um estranho no ninho..

Deixando o trecho dos mirantes "uaus" pra trás, segui na estrada em direção à Lompoc, meu destino final do dia. Mas antes fiz algumas paradas inesperadas. A primeira parada não programada foi em Morro Bay pois precisava ir ao banheiro.

Conforme fui entrando na cidade procurando o tal banheiro, me surpreendi demais! Cheguei numa rua, com uma orla cheia de restaurantes, lojas e bares. Um lugar com o astral muito legal. Até resolvi dar uma voltinha de leve pelo lugar pra ver o movimento e gostei muito.

morro bay california
Vista pra Morro Rock em Morro Bay

Outra cidade que achei interessante no caminho foi Pismo Beach que, além de ter cara de cidade de praia gracinha, de quebra ainda possui um outlet da rede Premium. Pra quem curte compras é um prato cheio.

Ainda nesse dia, antes de chegar em Lompoc, parei em Santa Maria, pra "almojantar" e comprar umas coisinhas no Walmart (gente mais alguém aí consegue ver um Walmart nos Estados Unidos e não parar nele? - a louca! kkk).

E assim encerro mais esse dia de roadtrip. Pra continuar lendo como foi a minha aventura, é só clicar em um dos posts abaixo.

Leia mais sobre a roadtrip pela Califórnia
Como montar seu roteiro pra Califa: uma ajudinha pra montar seu roteiro
Santa Monica: primeira parada na Califa
San Francisco: segunda parada na Califa
O que fazer em San Francisco: prepare-se pra uma cidade especial!
Bike the Bay: atravessando a Golden Gate de bike
Monterey/Carmel: começando a roadtrip
Camarillo Outlet: no meio do caminho tinha um outlet!
San Diego: ultima parada na Califa (e uma das melhores)
Na estrada até Vegas: o deserto e Calico Ghost Town
Las Vegas: nossa roadtrip chegou ao fim