19/06/2014

Roteiro pelo Big Sur

dicas viagem roadtrip california
Chegamos no filé da roadtrip

Nesse dia percorri o trecho mais bonito de toda a Highway 1. Entendi porque não é exagero nenhum quando dizem que essa é uma das estradas mais bonitas do mundo, é cada visual mais inacreditável que o outro!! Prepare sua máquina porque esse será o dia das fotos!!

A minha viagem

Depois de uma noite bem dormida em Monterey foi dia de acordar cedo, correr pra janela e olhar o céu. São Pedro não podia falhar comigo logo nesse dia! Mas ele, bom piadista que é, mandou mais uma pegadinha e o dia amanheceu bem esquisito.

Eu, já prevendo essa possibilidade, deixei o roteiro do dia com uma certa folga caso precisasse esperar o tempo abrir. E foi bem isso que aconteceu. A fog começou a dar entender que ia se mandar lá pelas 10h da manhã, às 11h saímos de Monterey já com boa parte do céu aberto. Valeu Pedrão!!

Percorri, maravilhada, o trecho da estrada após Big Sur. Foram muitas paradas! Realmente o fato da viagem ser feita no sentido sul, ao lado da praia é um grande facilitador pra parar nos mirantes.

O trecho mais bonito da estrada quase não tem construções, alguns poucos vilarejos muito pequenos. Só depois de passar a entrada do Hearstle Castle (que eu não fui) é que comecei a passar por umas cidades.

Algumas me pareceram muito interessantes pra pernoitar. Entrei em Morro Bay para procurar um banheiro e fui surpreendida por uma cidadezinha muito fofa e agradável. Na beira da praia tinha uma rua com muitos restaurantes, bares e lojinhas. Outra cidade que achei interessante foi Pismo Beach que de quebra ainda possui um outlet da rede Premium.

No fim do dia, como sobrou um pouquinho de tempo, ainda dei uma parada em Santa Maria, que era caminho, pra procurar um Panda Express pra almoçar (santo Panda e santo Google Maps!). Ainda dei uma passada numa Best Buy e Walmart pra fazer umas comprinhas, antes de ir pra Lompoc. o destino final do dia.

Hospedagem

Foi um pouco complicado encontrar hotel pra esse dia, pois como disse em outros posts, essa era a sexta-feira do feriadão americano e todas as opções honestas já estavam esgotadas, sobrando somente os hotéis mais caros.

Pesquisando pelo mapa do Booking achei uma cidadezinha chamada Lompoc que ficava depois de Santa Maria e ainda tinha hotéis com preços honestos. Como esta noite era literalmente para dormir e a tal de Lompoc não era contra-mão, resolvi arriscar.

O hotel escolhido foi o da rede Red Roof Inn. Hotel beeeem simples e com instalações bem velhinhas mas estava limpo. Pelo preço, cansaço e por ser só por uma noite, estava mais que perfeito (para pessoas sem frescuras como eu).

A roadtrip

--> Distância percorrida no dia: 400km

Nosso mapa em Big Sur

Minha ideia inicial era esticar até Santa Barbara, já que no dia seguinte ia para San Diego. Mas depois pensei bem e vi que 400km em um dia já estava de bom tamanho. Além do mais, queria ter folga no tempo caso precisasse esperar as condições metereológicas ideais.

A dica mais importante para percorrer este trecho da viagem: abastecer o carro ainda em Monterrey. Em Big Sur cheguei a ver 3 mini-postos de gasolina, mas com preços bem mais altos do que na cidade. Depois de Big Sur, o posto mais próximo fica há 40 milhas de distância. Ou seja, não rola de ficar sem gas, nem pensar!

O filé da Highway 1

A maior atração da Pacific Hwy nesse trecho é a admirar a natureza e a sabedoria do homem que colocou a estrada naquele lugar. Confesso que não me preocupei muito em anotar o nome dos lugares que parei, até porque muitos nem tinham nome (e nem precisavam).

A primeira praia do dia

A todo momento uma surpresa agradável

Fiz uma parada na famosa Bixby Bridge. O mirante fica um pouco cheio mas é impossível não parar aqui pra bater umas fotos.

Bixby Bridge

Pequeno detalhe

Ao longo de toda estrada são muitos mirantes e muitas praias. Aproveite e pare em todos os lugares que tiver vontade, afinal, você não sabe quando terá outra oportunidade dessa!

Não é?

Olha essa praia!!

E essa casinha?!

Ainda bem que São Pedro colaborou com a gente nesse dia. Percorrer a estrada com tempo fechado com certeza deve ser decepcionante! Mas ainda com o tempo aberto, a fog estava próxima o tempo todo para me assombrar. Nos trechos de montanha ela vinha com força total!

Olha a fog!

Seguindo adiante, o Julia Pfeiffer Burns State Park é aquele parque que tem uma praia com cachoeira, a McWay Falls, (foto do início do post). Aqui a parada também é obrigatória. Dentro do parque há estacionamento por $10. Nós e a torcida do Flamengo paramos no acostamento da estrada mesmo.

A entrada no parque é "cobrada", $7, mas na verdade não há ninguém cobrando. Tem uma mesa com uma urna, papel e caneta. Daí você preenche um formulário com os seus dados e deposita junto com o dinheiro na urna. Eu preciso confessar que eu não paguei.. Nem eu, nem várias outras pessoas! Mas a maioria paga. Então, fique à vontade..

Entrada do parque

Pela entrada oficial do parque, pegamos uma trilha que começa do lado esquerdo da estrada, passa por debaixo dela e chega num mirante de frente pra praia. Depois descobri que há uma entrada não oficial (e de graça) para o parque, um pouco mais à frente da entrada oficial, do lado direito da estrada (na foto acima fica um pouco depois do carro vermelho).

Parte da trilha que passa debaixo da estrada

dicas viagem roadtrip california big sur
Foto tirada da estrada. Abaixo o mirante do parque

Dá pra descer na praia? Que dá, dá.. não sei se é permitido. Eu acho que não, mas sei que tem gente que desce, porque tava cheio de declaração de amor na areia da praia!. Há uma trilha que passa por trás da cachoeira que chega nas pedras próximas ao mar. Daí é só descer essas pedras e chegar na praia. Eu vi uma galera que chegou até as pedras e depois amarelou pra descer na praia e voltou.

A praia

A cachoeira

De volta à estrada, um detalhe prático que devo chamar atenção: há pouquíssimo comércio nesse trecho da estrada. E se bater aquela fome, como faz? Se você não pensar nisso antes, vai passar aperto. Fica a dica: eu passei no Walmart um dia antes, comprei um bolsa térmica, algumas guloseimas e bebidas. Antes de sair, peguei gelo na máquina do hotel e saí abastecida. No meio da estrada encontrei um mirante pra chamar de meu e resolvi o problema chamado fome.

Momento farofa chique

Depois de fazer um lanchinho em algum mirante da Highway 1, hora de continuar a estrada. Mais visuais de tirar o fôlego.

Não sei o nome da ponte

Mais um mirante

Se liga no desenho da estrada

E o túnel..

Fizemos algumas amizades

Todos interesseiros, só queriam comida!

Areia preta e mar azul

E de repente entra a fog..

Logo após da entrada do Hearstle Castle, cheguei em um dos lugares mais curiosos do dia: uma praia lo-ta-da de elefantes-marinhos. Diferentes dos leões-marinhos de San Francisco, esses daqui não faziam barulho e nem brigavam entre eles, estavam mais preocupados em tirar uma soneca. O acesso a praia é restrito e tinha um vigia assegurando o sossego dos animais. Ah, preciso registrar: eles fedem demais!

dicas viagem roadtrip california big sur sea elephant
São muitos..

Uma praia inteira!

Olha quem eu achei perto dos sea-elephants..

Uma parada inesperada que me surpreendeu bastante foi Morro Bay. Estava procurando um banheiro e cheguei numa rua à beira-mar cheia de restaurantes, lojas, bares.. muito legal. Dei um voltinha de leve pelo lugar e gostei muito.

Vista pra Morro Rock em Morro Bay

Depois de Morro Bay, segui para Santa Maria onde fiz umas comprinhas e ao final do dia (exausta) segui para Lompoc pra finalizar o dia.

Valeu a pena??

Só valeu!! Tive o privilégio de conhecer o filé da Highway com sol e aproveitei cada mirante pra contemplar a perfeição da natureza nesse lugar. Além é claro de agradecer ao tio que pensou em construir essa estrada num lugar tão perfeito.

Mais sobre a roadtrip pela Califórnia

Como montar seu roteiro pra Califa: uma ajudinha pra montar seu roteiro
Santa Monica: primeira parada na Califa
San Francisco: segunda parada na Califa
Bike the Bay: atravessando a Golden Gate de bike
Monterey/Carmel: começando a roadtrip
Camarillo Outlet: no meio do caminho tinha um outlet!
San Diego: ultima parada na Califa (e uma das melhores)
Na estrada até Vegas: o deserto e Calico Ghost Town
Las Vegas: nossa roadtrip chegou ao fim