02/11/2013

Dicas de viagem para Arraial D'Ajuda


dicas viagem arraial dajuda
O que é que a Bahia tem?

Em uma de minhas férias não programadas, daquelas que surgem de repente, me vi com 10 dias pela frente e nada programado. Dias antes, tinha visto um anúncio no jornal com uma mega promoção na CVC com preços incríveis. No dia ainda pensei "ah, seu eu pudesse.." E parece que o chefe ouviu minhas preces e do nada me deu férias.

Eu não sou adepta de fechar viagem com agência, gosto de fazer tudo por conta própria, mas a promoção era realmente muito boa. Conclusão: acabei pegando um pacote de 7 noites em Arraial d’Ajuda com aéreo, hotel e traslado por uma pequena bagatela. Perfeito! E sem pensar muito, lá fomos nós pra Bahia.

Minha relação com Porto Seguro e arredores é antiga. Eu morei lá em 1994 com minha família, quando ainda era uma moleca de 14 anos. Ai que fase boa.. Ainda voltei algumas vezes em 1995 e depois disso nunca mais havia voltado. Passados tantos anos tinha muita vontade de voltar pra ver como estava tudo.

Como chegar

Porto Seguro fica no sul da Bahia, no trecho do litoral conhecido como Costa do Descobrimento. Seu aeroporto é o principal da região e recebe voos diários de várias cidades do Brasil, com escala principalmente em Salvador.

Mapa resumido da Costa do Descobrimento

Pra quem chega de avião e vai se hospedar em Arraial D'Ajuda é preciso atravessar de balsa o Rio dos Mangues. A travessia é curta, deve levar uns 10 minutos e funciona 24h/dia. Do aeroporto até a balsa são 4km e da balsa até o centro do arraial mais 4km.

Meu pacotão CVC já incluía o transfer até a pousada. Não disse que era perfeito?

Onde se hospedar

Por já ter morado em Porto, eu já sabia que a estadia em Arraial d’Ajuda (Ajuda para os íntimos) é muito mais agradável, por isso não tive nenhuma dúvida na hora de escolher.

Porto Seguro é mais cidade, mais bagunçado e nem acho as praias de lá bonitas. A oferta de hotéis é muito grande e com isso os preços costumam ser bem atrativos. Porém, antes de fechar seu hotel, observe bem a localização dele, pois a grande maioria fica bem afastado da cidade, dependendo essencialmente de um carro ou transfer pra tudo.

Já a Ajuda na minha época já era um vilarejo muito mais bonitinho e charmoso do que Porto Seguro. É bem verdade que muita coisa mudou depois de tanto tempo. Mas a proposta da Ajuda continua ser mais interessante.

Nosso pacotão CVC incluía a Pousada Manacá, que foi uma excelente surpresa. A pousada além de ser muito boa, com boa localização bem pertinho da Broadway, contava com uma equipe super atenciosa e ainda tinha uma vista maravilhosa do alto d’Ajuda.

dicas viagem arraial dajuda
Nascer do sol na pousada


Pra consultar outras opções de hospedagem, clique aqui. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok? 😉

Como se locomover

Pra quem não tem problema em dirigir durante as férias, super recomendo alugar um carro lá. A quantidade de praias e atrações é grande e as distâncias também. Um carro facilita demais os deslocamentos.

Eu deixei pra alugar o carro lá em Arraial D'Ajuda e foi bem fácil. A pousada me indicou uma locadora local que cobrou barato por um carro básico e sem muita burocracia. Assim, não dá pra esperar um carro perfeito, afinal de contas, é locadora estilo Bahia.. Mas como se roda muito por estrada de terra, pro que era, estava bom. E pelo preço, valeu a pena.

Já pra quem não gosta de dirigir e quer mesmo é relaxar, existem muitas empresas que oferecem passeios às principais atrações locais.

De rolé pela área

Dei o azar de pegar chuva nos dois primeiros dias que estive lá. Coisas do sul da Bahia.. Com chuva não há muito o que fazer, principalmente num destino de praia. Levei então o maridão pra fazer o tradicional city tour pelo centro histórico. Afinal de contas, o Brasil começou aqui..

dicas viagem arraial dajuda
Centro histórico de Porto

dicas viagem arraial dajuda
Vista de Porto do alto

Ainda estiquei o passeio até Cabrália e Coroa Vermelha, lugar onde foi realizada a primeira missa do Brasil. Mas os “índios” super chatos que ficam pedindo kaiambá (dinheiro na língua patachó) nos fez sair correndo de lá.

dicas viagem arraial dajuda
Vista do alto de Cabrália

O filé da Costa do Descobrimento, na minha opinião começa a partir da Ajuda. Como o tempo não melhorou, fim de tarde curtimos a praia de Mucugê, que é a primeira de Arraial e é interessante, vale a pena dar uma conferida. Com um vento razoável, ainda rolou um velejo.

dicas viagem arraial dajuda
Kite em Mucugê

- Trancoso

Trancoso faz jus a boa fama pois é um lugar realmente muito legal. Na época  que morei lá, a estrada de acesso era tão precária que quando chovia não dava pra passar. Hoje em dia é bem diferente. A estrada é asfaltada e muito boa, e saindo de Arraial em 20 minutos chega-se lá.

As praias mais próximas da vila são a dos Coqueiros e dos Nativos. A praia dos Nativos é linda e o point é o Tostex, uma barraca de praia moderninha onde rola muita música eletrônica.

dicas viagem arraial dajuda
Vista do alto da praia dos Nativos

dicas viagem trancoso
Praia dos Coqueiros

O Quadrado é um capítulo à parte e merece ser desfrutado com a calma que a Bahia exige. Nessas andanças por aí, conheci poucos lugares tão charmosos quanto este, é uma energia única e contagiante.

Depois de comer em um dos restaurantes maravilhosos que ficam em volta do Quadrado, a boa é sentar e ficar observando o cotidiano dos moradores, as crianças brincando na praça. Recomendo um restaurante em especial chamado Portinha. Pra quem quer fazer uma refeição "rápida" (no estilo baiano), o restaurante é self service de comida regional. Deliciosa e com preço honesto.

dicas viagem trancoso
Quadrado

dicas viagem trancoso
A paz reina em Trancoso

dicas viagem trancoso
Igreja do Quadrado

- Taípe

Antes de chegar em Trancoso, tem uma praia que recomendo muito que é Taípe. Apesar da estrada ser de terra, é bem tranquilo de chegar lá. Porém recomendo que a visite em dia de semana já que essa praia é ponto obrigatório do pacotão CVC, e por isso fica muito cheia nos finais de semana.

Tem um quiosque de praia bem grande com estacionamento, mas o bom mesmo é caminhar pela praia sem fim até chegar em um pequeno rio que desemboca no mar. Um charme. Pena que o dia ainda estava nublado.. ô São Pedro!!

dicas viagem arraial dajuda
Taípe, pena que estava nublado

dicas viagem arraial dajuda
Rolé em Taípe

dicas viagem arraial dajuda
Freeshop Taípe

- Praia do Espelho / Curuípe

Outra parada obrigatória é a Praia do Espelho/Curuípe, considerada por muitos uma das mais bonitas do Brasil, e não é exagero. A partir de Trancoso é necessário seguir por estrada de terra e nem sempre o acesso é fácil, principalmente quando chove, mas isso contribui para manter a rusticidade do lugar.

No dia que fui o tempo começou a abrir. A chuva dos últimos dias dificultou um pouco o acesso e modificou também o visual da praia, mas ainda assim estava lindíssima. Possui algumas pousadas pé-na-areia, algumas com restaurante. Boa opção de hospedagem para quem procura sossego total.

dicas viagem praia do espelho
Praia do Espelho de um lado

dicas viagem praia do espelho
E do outro..

dicas viagem praia do espelho
Pousadas pé na areia

Andando pela praia pro lado esquerdo, depois de atravessar um pequeno rio, chegamos em um trecho da praia com falésias brancas, o que mudava a cor do mar, andando mais um pouco, chegamos numa fonte de água doce que desembocava no mar. E tudo isso em trechos de praia deserta! Um paraíso na terra!

dicas viagem praia do espelho
Canto esquerdo

Andando pro lado direito encontramos algumas poucas casas na beira da praia com outro rio desembocando no mar. A praia também é linda e sem fim. Ótima pedida para caminhadas altamente desestressantes.

dicas viagem praia do espelho
Canto direito

dicas viagem praia do espelho
Nada mal hein?!

- Caraíva

Para os mais aventureiros recomendo fortíssimo que vá a Caraíva. Fica bem depois da Praia do Espelho pela mesma estrada, que é bem ruinzinha. No primeiro dia que tentei ir nem consegui chegar pois a estrada estava com muitos atoleiros por causa das chuvas dos últimos dias. Mas como sou brasileira e não desisto nunca, tentei mais uma vez e depois de dois atoleiros tensos consegui enfim chegar no meu destino.

Caraíva é uma vila de pescadores bem simples. As ruas são de areia e carro não entra, é preciso deixá-lo estacionado em uma das margens do rio e atravessar até a vila de barco. O bom é que isso ajuda a manter o charme do lugar.

O trecho mais movimentado da praia fica na barra do rio, que é o lindíssimo encontro do rio com o mar. Por lá me ocupei o dia inteiro, mergulhando hora no rio e outra no mar sem fazer absolutamente nada! Eita coisa boa..

Não tive a oportunidade, mas recomendo ficar em Caraíva pelo menos dois dias pra curtir com calma o astral mágico deste lugar. Caraíva só possui luz até à meia-noite e apesar de isolada, conta com uma noite animada, com vários bares/restaurantes com música ao vivo.

dicas viagem caraiva
Chegando em Caraíva

dicas viagem caraiva
Esses são os barcos que fazem a travessia

dicas viagem caraiva
Praia no mar

dicas viagem caraiva
Praia no rio

dicas viagem caraiva
Esquina rio-mar

Noite em Arraial D'Ajuda

Falando de noite, não podia deixar de falar na Broadway. É uma ruazinha na Ajuda onde ficam os bares com música ao vivo, restaurantes, lanchonetes, lojinhas.. É muito legal, curtimos muito! Íamos todos os dias comer, dar uma rolé, comprar souvenirs e por aí vai. Uma coisa chata que rola lá são os hippies esquisitos que ficam te oferecendo artesanato em troca de qualquer trocado, e eles são super chatos. Fuja deles! Mas não deixe de ir na Broadway!

A furada - fuja dela!

Um passeio super furada em Porto Seguro é o Recife de Fora. É um arrecife que fica a uns 40 min mar adentro. Quando eu morei lá o lugar era lindo, as piscinas naturais eram cheias de peixinhos. Mas o lugar sucumbiu à exploração CVC e hoje as piscinas não tem mais peixes, por isso virou uma furada. Não tem mais o que ser visto por lá. Muito triste.

Tudo que é bom dura pouco..

Então, depois de uma semaninha na Costa do Descobrimento, partimos pra Itacaré, já na Costa do Dendê.

Além dos 7 dias em Arraial, eu ainda tinha mais 5 dias de férias, que eu não poderia desperdiçar ficando em casa. Já que eu estava na Bahia, minha ideia era pegar esse restinho e dar uma esticada até Itacaré.

Antes de viajar então, questionei à CVC como poderia trocar a data da passagem de volta e eles foram irredutíveis: por se tratar de pacote, não tinha como efetuar alterações. Tudo bem.. Na ida, ainda no aeroporto do Rio, perguntei no balcão da TAM como fazia pra remarcar os bilhetes sem mencionar a história do pacote e pra minha surpresa, a TAM informou que para remarcar o bilhete eu tinha apenas que pagar uma taxa de R$50,00. Não preciso nem descrever minha cara de alegria, não é? Troquei a passagem na hora!

Pra dar continuidade à aventura, em Porto Seguro, tive que ir ao aeroporto alugar um carro melhor, porque o carro roots da locadora local não dava, ruim demais.. E assim, fomos nós, rumo Itacaré, rumo ao próximo post.



**Data da viagem: março/2010

0 comentários:

Postar um comentário