05/10/2013

Dicas de viagem para Menorca


dicas viagem menorca
De cara com o Mediterrâneo

Menorca faz parte do arquipélago das Baleares na Espanha e como o próprio nome sugere, é a menor das ilhas principais. É um lugar de praias paradisíacas e sossego total. Se você procura agito vá pra Ibiza, pois Menorca é o destino de veraneio preferido de velhinhos e famílias inglesas. 

Eu nunca tinha ouvido falar de Menorca, até decidir que o destino da vez seria Ibiza. Ao procurar uma opção próxima da ilha mais famosa, me deparei com a dúvida: Maiorca ou Menorca? Como o tempo era curto, me decidi pela irmã menor, assim poderia conhecer melhor a ilha.   

A minha viagem

Fiquei 3 dias inteiros na ilha (sem contar o dia de chegada e partida). Pro meu ritmo de viagem o tempo foi suficiente e consegui conhecer quase todas as praias. Mas confesso, foi um pouco corrido.

É preciso muita disposição pra desbravar a ilha pois são muitas praias, as distâncias são longas e o sol vai até 9 da “noite”. Depois da maratona diária de praias, era o tempo de chegar no hotel, tomar um banho, comer qualquer coisa e apagar, de tão cansada que estava! 

Estive em Menorca na primeira quinzena de junho, ainda na baixa temporada. Peguei a temperatura ótima, super agradável, com lindos dias de sol. 

Como chegar

A maneira mais comum de chegar em Menorca é através de avião. A cidade que conta com o maior número de voos pra lá é Barcelona (40 minutos de voo) mas também recebe voos de várias outras cidades europeias.

Como eu estava em Amsterdam, a empresa que oferecia a melhor conexão e horário era a Vueling que é a low cost da Iberia. O voo saía bem cedo de Amsterdam com uma conexão rápida em Barcelona. Mas preciso alertar: cuidado com essa companhia aérea, porque o histórico dela não é dos melhores! Eu mesma tive um problemão com eles (conto essa história aqui).

O aeroporto de Menorca (MAH) fica em Mahón, que é a capital da ilha. Apesar de ser pequeno, é bem movimentado e conta com uma estrutura simples que funciona bem.

Existe também a opção de chegar à ilha de ferry boat, embarcando no continente com o carro. Há saídas de várias cidades da Espanha e as empresas que fazem esse trajeto são a Balearia e a Transmediterranea.

Ferries não costumam ser a opção mais prática, pois além da viagem ser mais demorada, tem toda aquela missão de fila pra entrar, fila pra sair. Mas se você estiver de carro pelo continente e com tempo sobrando, pode dar uma avaliada nessa opção.

Transporte

Se a sua intenção for explorar a ilha, melhor alugar um carro. As distâncias entre as praias são longas e em muitas delas (na verdade, nas melhores) não passa nenhum tipo de transporte público. 

Agora se você estiver indo à Menorca num esquema aproveitar somente a praia do hotel e se der (quem sabe um dia) conhecer outras praias da ilha, aí pode ser que o carro não seja tão importante assim.

Eu aluguei o carro na Goldcar, direto pelo site deles. A loja fica próxima ao aeroporto e eles possuem transfer loja/aeroporto. Apesar de ler algumas avaliações negativas sobre a empresa, comigo correu tudo bem com a locação do início ao fim. 

Pra rodar de carro em Menorca é bem simples. O “sistema viário” de lá funciona assim: uma estrada principal entre Mahon e Ciutadella, estradas internas entre os povoados e a estrada principal e estradinhas que ligam os povoados às praias não habitadas. Essas estradinhas são no diminutivo mesmo! São sinuosas e estreitas e só passa um carro de cada vez. É preciso dirigir com MUITO cuidado. 

O que achei curioso é que quase não há ligação entre as praias. A maioria das vezes pra ir de uma praia até outra, é preciso voltar até a estrada principal novamente e depois pegar o acesso da outra praia e por aí vai. Ou seja, anda-se muito! Pelo menos as estradas estão em boas condições. Mesmo as mais sofridinhas são melhores do que qualquer rua do Rio de Janeiro.

Estradinha super roots de Menorca

As estradas são muito bem sinalizadas e o mapa que a locadora disponibiliza aos clientes é suficiente (não esqueça de pedir o seu). Além disso, são lindas, com muitas flores coloridas, passando por pequenas propriedades agrícolas. Tudo no maior estilo mediterrâneo. Um charme só!

Hospedagem

Na época não encontrei muita informação sobre hospedagem em Menorca então escolhi meio que por intuição. Pra isso, parti da ideia que a região de Ciutadella seria mais interessante do que Mahón por ser uma cidade menor e menos movimentada. 

Depois de muito pesquisar sobre a região e também olhando no mapa como era cada vilarejo, escolhi a Cala Blanca, que fica a uns 4 km de Ciutadella. 

O que eles chamam de calas, são na verdade as enseadas, as praias. Em volta delas formam-se os vilarejos com casas de veraneio, hotéis, condomínios e algum comércio. A Cala Blanca, onde me hospedei era muito sossegada. Além das casas e poucos hotéis, tinha um comércio super básico com um mercadinho, alguns restaurantes e só. 

Depois de conhecer Menorca, a minha conclusão sobre a escolha da localização da hospedagem pra quem pretende explorar a ilha é que, pouco importa a cala que vai escolher, já que se passa a maior parte do dia batendo perna pelas praias.

A diferença de estrutura entre as calas é mínima, são todas muito parecidas. As que possuem as praias mais bonitas são as do sul da ilha. Algumas são mais desenvolvidas e outras mais sossegadas. Avalie o que tem mais a ver com o seu perfil e fique atento às avaliações do Booking e TripAdvisor. Não tem erro.

O hotel que eu escolhi foi o Hotel Sol Ponent, que na verdade são apartamentos de quarto e sala com cozinha. Eu adoro me hospedar em apartamentos. Apesar de não ter certas conveniências de um hotel, como arrumação diária e café da manhã, acho um excelente custo/benefício, além de proporcionar mais liberdade. 

por do sol menorca
Por do sol de camarote!

E o Sol Ponent não decepcionou em nada. Todos os ambientes do apartamento eram espaçosos, arejados e super limpos. É um local simples mas muito bom pra quem não liga pra luxo. E o nome do hotel não foi escolhido à toa, pois o sol se põe no mar exatamente na frente dele. Pra mim, esse foi o verdadeiro luxo: poder apreciar esse espetáculo da varanda do meu apê. 

No térreo do hotel há um restaurante pra quem quiser fazer o mínimo de esforço possível. Entre Ciutadella e Cala Blanca há um hipermercado muito bom, que foi perfeito pra abastecer a geladeira com produtos regionais e mega baratinhos (queijos, vinhos e espumantes).

Caso queira se hospedar no mesmo hotel que eu, clique aqui

Para pesquisar outras opções de hospedagem em Menorca, clique aqui. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações. 😉 


Praias

As praias são divididas entre as praias do sul, com areia branca e mar azul turquesa, e as praias do norte com areias mais escuras e mar também super azul. Na maioria das praias não há estrutura de bar/restaurante, por isso é importante sempre levar o kit sobrevivência (comes e bebes). É super normal as pessoas levarem bolsa térmica com bebidas e sanduíches pra praia.

Aos friorentos como eu, aviso que a água do Mediterrâneo é bem gelada! Mas em algumas praias, com o sol forte, o mergulho ainda assim era agradável.

Outro ponto importante: nudismo é uma prática muito normal nas praias de lá. É possível encontrar pessoas de todo jeito: totalmente vestidas com roupa normal, com roupa de praia, seminuas e totalmente nuas. As pessoas agem com naturalidade e ninguém se incomoda com nada nem ninguém. Portanto, estando lá temos que respeitar a cultura dos outros e fazer cara de paisagem. Tudo muito natural! 

Mais um último detalhe: em junho todos os estacionamentos de praia eram gratuitos.

Pra desbravar a ilha, dividi os 3 dias assim: 2 pra conhecer o lado sul e um dia pro lado norte. Vou tentar explicar resumidamente essa divisão:

Nossa, que obra de arte! kkk

Dia 1Sul da ilha: de Cala en Bosc até Cala en Porter 
(no mapa é o traçado em vermelho)

Como disse acima, conhecer as praias deste lado da ilha não é muito prático. Como não há uma estrada litorânea, anda-se muito pra sair de uma praia até a outra. Por isso, em algumas praias só parei pra bater uma fotoca mesmo. 

Nesse lado estão as praias mais famosas de Menorca: Turqueta e Macarella. As duas, junto com Son Saura são praias desabitadas e possuem acesso limitado devido a capacidade do estacionamento. Por isso recomendo que vá cedo nelas, é sério. Já na estrada tem uns painéis indicando a quantidade de vagas disponíveis em cada praia, só pra você ter uma ideia do drama! Em Turqueta, mesmo na baixa temporada, tive que "improvisar" uma vaga.

Se você tiver poucos dias na ilha, assim como eu, escolha o dia com a melhor previsão de tempo (sol e céu claro) pra curtir a beleza dessas praias.

- Cala en Bosc

Essa foi a primeira praia que visitei em Menorca e já me deixou em choque com a cor azul-surreal do Mar Mediterrâneo.

É uma praia bem movimentada. Em seu vilarejo possui várias casas de veraneio, alguns hotéis e restaurantes. Me pareceu até uma boa opção de estadia.

praia menorca
Cala en Bosc

praias menorca
Momento "não acredito nessa cor"

- Son Saura

Seguindo adiante, fui dar uma conferida na praia de Son Saura. Essa é uma das três que possuem estacionamento restrito e era a mais vazia delas. Foi super tranquilo estacionar por lá.

O bacana é que ela é bem natural e não há qualquer construção. Só que na beira possui bastante, então entrar na água pra dar um mergulho pode não ser uma missão tão simples em alguns trechos.

praias menorca
Son Saura

Aqui fiz uma parada rápida, só pra bater foto mesmo, pois estava ansiosa pra conhecer as próximas praias que eram as mais famosas de Menorca.

- Cala Turqueta

Cala Turqueta é além de linda, uma das praias mais disputadas da ilha. Após estacionar no também disputado estacionamento, foi preciso fazer uma caminhada de uns 15 minutos por uma trilha bem fácil. O único dificultador é que é descida na ida e subida na volta.

A faixa de areia é bem pequena e não há qualquer construção ou comércio., o que torna o visual da praia mais lindo ainda.

praia turqueta menorca
Cala Turqueta

praia turqueta menorca
Mais um azul-surreal

- Macarella e Macarelleta

Essas são as praias mais lindas da ilha e quiçá uma das mais bonitas que já visitei nessas minhas andanças por esse mundão..

Assim como em Turqueta, é preciso fazer uma pequena trilha para acessá-la (descida na ida e subida na volta). Chegando na praia, há um grande restaurante que fica bem escondido embaixo das árvores e nem chega a atrapalhar a paisagem da praia.

praia macarella menorca
Macarella

No canto esquerdo da praia, tem início a trilha de acesso à Macarelleta. É uma trilha relativamente fácil e curta, porém é uma subida e descida bem íngremes e com bastante pedras. Ainda assim achei tranquila e vi até uns casais de velhinhos passando por ela. Nesse quesito, os europeus são muito desapegados, se jogam mesmo! Além do mais, o visual recompensa todo e qualquer esforço.

praia macarella menorca
O que faz a trilha demorar são as paradas pra muitas fotos

praia macarella menorca
Todo e qualquer esforço

Não bastasse o lindo visual da trilha, a praia de Macarelleta é de uma beleza indescritível. Aqui não há qualquer comércio, as pessoas levam os seu lanches e não preciso nem dizer que ninguém deixa o seu lixo na praia.

Aqui eu finalmente curti um pouquinho de praia, pois o sol estava bem agradável mas a temperatura da água nem tanto. A prática do nudismo aqui também é bem comum. 

macarelleta menorca
Macarelleta

- Cala Galdana

Foi difícil abandonar o paraíso de Macareletta, mas a minha missão era desbravar a ilha. Então segui adiante para a próxima praia que, segundo o mapa, seria a Cala Galdana.

Essa cala é bem grande e desenvolvida. Possui grandes hotéis, vários restaurantes e comércio em geral. Logo, é uma praia um pouco mais movimentada.

cala galdana menorca
Cala Galdana

Ainda assim é uma praia muito bonita. Achei o visual dos paredões gigantes, com casinhas brancas lá em cima contrastando com o mar azul, bem interessante. Consideraria até me hospedar por lá, gostei da estrutura do vilarejo.

- Cala En Porter

A última praia visitada no dia, foi só uma paradinha pra foto mesmo. É uma praia de tamanho médio, com vários barzinhos na entrada. Me pareceu uma praia bem local.

praias menorca
Cala en Porter

- Cova D'en Xoroi

Pra finalizar o dia, fui à boate (oi?!) Cova D'en Xoroi. Calma vou explicar.. O lugar é tão bacana que fica aberto pra visitação durante o dia.

É uma boate que fica dentro de uma caverna de frente pro mar. O visual é incrível. 

cova den xoroi menorca
Cova D'en Xoroi

O ingresso custou 8€ e dava direito a um drink. A minha intenção era curtir o pôr do sol de lá, pois tinha visto umas fotos incríveis. Mas fui percebendo que o sol estava se posicionando de uma forma que não ia favorecer muito, ia morrer atrás do paredão e não no mar. Talvez seja por causa da época do ano.

Daí decidi tomar meu drink correndo, bati umas fotocas do lugar e corri pro meu hotel, porque lá eu já sabia que pôr do sol era fantástico.

A Cova D'en Xoroi também deve ser muito bacana à noite, pois o projeto de iluminação foi todo pensado pra realçar mais ainda a beleza do local.

Mais informações aqui.

Dia 2: sul da ilha: de Binissafuller a Es Grau / Norte da ilha: Mahon e Cala Mesquida
(no mapa, traçado em azul) 

Diferente do começo da rota sul, deste lado da ilha há um trecho da estrada beirando o litoral, facilitando o acesso de uma praia a outra e tornando o passeio mais agradável. São praias pequenas e residenciais. Vale muito a pena dar um conferida.

Não tive muita sorte com o tempo neste dia, pois uma névoa chata me acompanhou o dia todo. Com isso as fotos nem sempre demonstram a real beleza do lugar. Mas ainda assim deu pra aproveitar algumas poucas aberturas do sol.

- Binidalí

A primeira praia que visitei, na verdade eu só vi de longe mesmo porque tinham vários peladões lá (só homens) e eu não fiquei muito à vontade. A prainha é mínima no tamanho, mas muito bonita.

praias menorca
Binidalí

- Platja de Cala Binissafuller


Nome comprido pra uma prainha muito pequenina também, mas uma das mais charmosas nesse trecho.

praias menorca
Binissafuller

É de acesso super fácil pois fica bem próximo da estrada. É uma pena que a foto não tenha ficado tão legal, porque é uma das praias que mais gostei nesse dia.

- Binibequer

É um vilarejo muito conhecido por conta de suas casas caiadas na beira-mar e uma ruela cheia de pequenos restaurantes. A praia é pequena e cheia de informação (barracas e cadeiras), não gostei muito não.

praias menorca
Casas caiadas de Binibequer

Pra quem procura algum "agito" em Menorca, pela quantidade de bares que vi por lá me pareceu que ali é o lugar!

- Punta Prima

É a última praia do lado sul da ilha. É um vilarejo bem desenvolvido com grandes hotéis, restaurantes e comércio em geral. Tem uma praia bem extensa e não muito atraente pro padrão Menorca.

praias menorca
Punta Prima

O que eu mais gostei de lá foi o Mirante de Punta Prima, que tem uma vista linda pra uma ilha com farol que fica bem na frente da praia.

praias menorca
Mirante 

Quando terminei a rota do lado sul, ainda estava cedo, já que o sol resolveu não colaborar. Resolvi então conhecer Mahon, a capital da ilha e quem sabe mais alguma praia interessante pelo lado de lá.

- Cala Mesquida

O lado norte da ilha realmente tem uma paisagem bem diferente do sul. Muda tudo: paisagem, cor da areia, vegetação.. É uma beleza diferente, rústica e bem interessante.

A primeira praia que visitei nesse lado da ilha foi Cala Mesquida, que me pareceu ser uma aldeia de pescadores mediterrâneos de tão simples que o vilarejo é. Mas ainda assim achei o lugar lindo e muito simpático. 

praias menorca
Platja de Sa Mesquida

praias menorca
Bem diferente, não?

Pra acessar a praia, o carro fica estacionado no alto de uma colina e é preciso caminhar um pouquinho até a areia. A praia não possui qualquer comércio, então é preciso levar o kit sobrevivência (comes e bebes).

- Mahon

É a capital da ilha. É uma cidade grande, movimentada com um centro histórico super charmoso.

Vale a pena dar uma caminhada por lá e descobrir cantinhos encantadores. Foi o único lugar que achei lojinhas de souvenir e consegui comprar as lembrancinhas da viagem. Para as consumistas de plantão, o centrinho tinha até algumas lojas maiores como Zara e Mango.

Vista de Mahon

mahon menorca
Vista para a baía de Mahón

Detalhe curioso sobre Mahón: a maionese foi inventada aqui e por isso tem esse nome que teoricamente viria do termo mahonesa até chegar no que a gente conhece hoje. Verdade ou lenda, a história é contada aqui ó.

Dia 3 - Norte da ilha: de Cala Morell até Arenal d’en Castel 
(no mapa, traçado em roxo)

Até que enfim o sol resolveu aparecer novamente, salvando o último dia da viagem! Eu confesso que achei que já tinha visto o lado mais bonito da ilha, que na teoria seria o lado sul e por isso confesso que não esperei muito do lado norte. E lá fui eu (tolinha..) descobrir o que havia lá.

Quando iniciei a "expedição" e cheguei à Cala Morell, percebi que eu estava completamente errada em menosprezar o lado norte da ilha. Quanta praia bonita! Depois do choque inicial, cada praia foi uma surpresa mais do que agradável. 

- Cala Morell

Sem dúvida, uma das praias mais belas de Menorca. É bem pequena e de água cristalinas. A areia não é tão branquinha como nas praias do sul e tem bastante pedrinhas, mas nada tira a beleza deste lugar!

praias menorca
Cala Morell

No canto direito da praia tem uma marina que possui um bar/restaurante com uma bela vista da praia.


Vista do restaurante

Eu gostei tanto dessa praia que voltei pra curtir o fim de tarde. Foi mágico!

- La Vall

Também conhecida como D'Algaiarens, essa praia tem um acesso bem escondido mas que vale muito a pena dirigir até lá pois a praia é linda.

Tem a faixa de areia bem extensa e por isso não costuma ficar cheia. Não há qualquer construção e nem comércio, ou seja, tem que levar o kit sobrevivência.

praias menorca
La Vall ou D'Algaiarens

- Platja de Cavallería

Como eu disse anteriormente, no norte da ilha cada praia é uma grata surpresa. A areia dessa praia era dourada e o mar super rasinho. Pra ficar perfeito, só faltou aumentar a temperatura da água, que estava bem gelada! 

praias menorca
Platja de Cavallería

O acesso aqui não é dos mais fáceis pois é preciso descer uma grande escadaria pra acessar a praia. Também é estilo "selvagem", sem construções ou comércio.

No canto direito da praia tem uma lama que o pessoal diz que é medicinal e se lambuza todo. Quem quiser tirar a prova, vai lá e depois me conta!

praias menorca
Praia da laminha

- Arena d'en Castell

Essa foi a última praia do dia. Extensa, possui um grande hotel na beira, por isso possui várias barracas e espreguiçadeiras. 

praias menorca
Arena d'en Castell

Daí depois de ver tantas praias bonitas no dia, essa, por ser mais "urbana", não teve muita graça.

Camí de Cavalls

Outra atração de Menorca, além das praias é o Camí de Cavalls que é um caminho que circula toda a ilha beirando o mar, tem 184 km de extensão e que só pode ser percorrido a pé, de bicicleta e claro, de cavalo. No passado esse caminho servia para defesa da ilha contra os invasores.


Em qualquer praia é bem fácil localizar a entrada do caminho pois tudo é muito bem sinalizado em Menorca, inclusive as atrações turísticas. Eu estava motorizada e confesso que trilha não é muito a minha praia. Mas pra quem gosta certamente é um passeio imperdível.

Valeu a pena?

Muito! É um lugar pra quem curte praia e natureza. Me surpreendi com o azul do mar mediterrâneo, mesmo já conhecendo alguns lugares do Caribe. Não recomendo pra quem procura agito, pois os lugares, com exceção de Mahon e Ciutadella, parecem fantasmas!

E no fim, saiu relativamente barato. Digo relativo, pois estávamos gastando em euro, mas mesmo assim deu pra fazer um esquema super econômico ficando em apartamento e fazendo farofa chique ;)


**Data da viagem: junho/2013





34 comentários:

  1. Oi, Renata! Adorei seu post, estava em dúvidas entre Menorca e Mallorca, mas acho que decidi Menorca!
    Muito boa a sua explicação de roteiro. Foi tranquilo o aluguel com a Goldcar? Li muitas reclamações dela na internet.
    E os estacionamentos das praias são gratuitos? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tah! Fico muito feliz em saber que meu post te ajudou nessa decisão. Tenho certeza de que você não vai se arrepender pois Menorca é linda demais!

      Sobre a Goldcar eu tb havia lido alguns comentários negativos mas comigo deu tudo certo. Em Menorca recebi um carro zero de uma categoria superior sem pagar nada a mais. Já em Ibiza tivemos um probleminha sim. O atendimento foi bem ruim e os três primeiros carros que nos deram estavam com algum problema: um sem ar condicionado e outros dois com a direção estalando.. E eles queriam empurrar carro ruim de qq jeito. Bati o pé e só saí de lá com um carro em perfeitas condições e daí até o final correu tudo bem novamente.

      Sobre os estacionamentos em Menorca, são todos gratuitos sim. Só fique esperta nas praias que tem vagas limitadas: Turqueta, Macarella e Son Saura. Dê preferência pra chegar cedo pois elas lotam rápido e não tem onde parar mesmo!

      Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em perguntar!

      ;)

      Excluir
  2. Prezada Renata,
    Estou indo para Menorca no dia 10/08 e terei esse dia para aproveitar, pois estarei chegando às 14 horas e mais dois dias inteiros.
    Estava pensando em um dia fazer o passeio de barco que sai do Porto de Ciutadella e no outro pegar o carro e curtir mais as praias do Sul. Você acha que é uma opção viável ou você acharia melhor apenas pegar o carro nos dois dias para explorar?
    Outra questão. Você tem como recomendar algum restaurante. Esse é o único tópico que ainda estou perdido, pois não vejo muitas pessoas falando sobre onde comer por um preço justo em Menorca.
    Desde já agradeço a compreensão,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tito!

      As duas opções de roteiro são viáveis. Dá perfeitamente pra vc aproveitar um dia de passeio de barco e outro de praia ou curtir os dois de praia. Gosto da opção do passeio de barco para pessoas que tem pouco tempo, assim vc tem um panorama geral. Não conheço exatamente o roteiro do barco, mas se eu não estiver enganada, saindo de Ciutadella ele deve passar exatamente pelas praias do sul. Daí no dia seguinte vc poderia incluir outras praias em seu roteiro. Eu ficaria ainda com o carro todos os dias. Assim vc fica com mais liberdade de fazer sua programação. Nessa época o sol vai até umas 21h, o passeio de barco deve terminar cedo. Com um carro à disposição, vc poderia ainda visitar outros lugares.

      No quesito gastronomia eu vou ficar te devendo. Na correria a gente acabou passando o dia fazendo lanche e deixava para jantar no nosso apartamento alguma comida congelada que compramos no mercado. Pouquíssimas praias tem restaurante ou qualquer coisa pra vender e como a gente passava o dia na praia e chegava super cansados, montamos esse esquema. Mas não fique preocupado, a comida mediterrânea é super conhecida por ser boa e saudável ainda mais com influências espanholas. Você certamente vai encontrar um lugar bacana pra comer..

      Por curiosidade, em qual localidade vc vai se hospedar?

      Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em perguntar.

      ;)

      Excluir
  3. Obrigado pelas dicas Renata. Irei seguir tudo que você recomendou.
    Então eu irei ficar bem no Centro de Ciutadella, perto do Porto. Não terei o visual do por do sol como o seu, mas acho que dá para curtir.
    As estradas para ir para as praias são bem sinalizadas ou dá para se perder?
    Em Menorca, a locadora de carros não disponibiliza GPS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tito!

      Que bom que minhas dicas poderão ajudá-lo. Fico feliz.

      Ciutadella é uma cidade muito simpática, vc vai gostar. Fique só esperto que eles levam a siesta super a sério lá. O comércio todo fecha depois do almoço e só reabre às 17h. É um costume engraçado para nós e sagrado para eles!

      Quanto às estradas de Menorca, é bem tranquilo de rodar por lá. Além de todas as entradas e caminhos serem muito bem sinalizados, o mapa impresso que você pegar na locadora já vai te ajudar o bastante. Não tem como errar. Quanto ao GPS, a locadora que eu usei, que foi a Goldcar, tinha sim GPS à disposição mas não acho que seja necessário em Menorca. Mas se vc ficar inseguro, alugue um.

      É isso, no mais concentre-se em aproveitar essa ilha maravilhosa!

      Boa viagem! ;)

      Excluir
  4. Nem vou pegar GPS então. Deve ser tranquilo de andar.
    Esse negócio da Siesta é engraçado, mas são coisas culturais, não tem como escapar.
    Apenas por curiosidade ,em qual praia é esta foto que você está de costas com as mãos pro alto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foto foi tirada na trilha de Macarella à Macarelleta. Um lugar que vc não pode deixar de ir de jeito nenhum! É a praia mais bonita de Menorca. Essa trilha começa no canto direito de Macarella e não leva mais de 15 min. (na verdade leva sim pq vc vai parar pra tirar mil fotos) apesar de ser um pouco íngreme é tranquila (vi vários velhinhos caminhando nela). O visual é de matar!

      Excluir
  5. Fantásticas fotos e informações:) Obrigada pela partilha!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Isabel,

    Muito obrigado pela sua visita! Se tiver alguma dúvida que eu possa te ajudar, não hesite em perguntar.

    =)

    ResponderExcluir
  7. Olá Renata.Muito bom seu blog.Parabéns!

    É possível ir caminhando da Turqueta até a Macarella?

    Li não sei onde que é possível também da Galdana até Macarella...Que é uma caminhada agradável,etc..Seriam mais ou menos quanto tempo estas '2 rotas' separadas?

    Pelo o que você viu,seria interessante hospedar na 'Cala Galdana'?

    Abraço e muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thales,

      Que bom que vc curtiu o blog. Fico muito feliz. =)

      Pelo Camí de Cavalls dá pra percorrer todo o litoral da ilha. Mas tenha em mente que não é uma caminho urbanizado, é dos tempos medievais e é mantido com as mesmas condições até hoje. Imagino que seja mais pra uma trilha do que para uma caminhada normal. Se você gosta de aventura, pode ser uma boa..

      Como disse no post todos os meus deslocamentos foram feitos de carro e eu não sou muito adepta a trilhas, então não tenho como precisar para vc quanto tempo leva-se pra percorrer estes "caminhos". Procure informações do Camí de Cavalls, isso pode te ajudar.

      Cala Galdana é um bom lugar para se hospedar, além de ser bem bonito é um pouco mais desenvolvido que outras calas, possui vários restaurantes, lojas etc.

      Aproveite muito e boa viagem!
      =)

      Excluir
  8. renata estou em duvida em qual hotel ficar em menorca , nao seria bom algum perto do centro , onde tenha os restaurantes ?? o q vc aconselha ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!

      Depende de qual centro vc está falando. Se for Mahon, a capital da ilha, eu particularmente não curti muito pra hospedagem. É cidade, prédios, trânsito, barulho.. tudo aquilo que eu fujo durante as férias.

      Se for Ciutadella, acho mais simpático. Apesar de ser a segunda cidade da ilha, é pequena e charmosa.

      Mas cada viajante tem o seu perfil, suas prioridades etc. No meu caso, por exemplo, fiquei em apartamento em uma cala um pouco isolada e depois de fazer compras no mercado, o restaurante no fim do dia não me fez falta. Mas isso é de cada um. Você é quem precisa definir as suas prioridades e ver o que melhor te atende.

      Como disse no post, se a sua intenção for explorar toda a ilha, a sua localização não vai fazer muita diferença. Agora se vc não pretende se locomover muito e está indo pra curtir praia, as melhores ficam do lado oeste. Daí o ideal é dar preferência para este lado da ilha.

      Boa sorte e boa viagem! Menorca é tudo de bom, vc vai adorar!

      =)

      Excluir
  9. Oi Renata. Tudo bem? Meu nome é Felipe. Gostaria de tirar uma dúvida. Farei um cruzeiro pelo Mediterrâneo ( Civita vechia, Gênova, Marselha, mahon, cagliari, la valleta e messina) no final de maio. Vc saberia se o local que o cruzeiro para em mahon, é muito longe pra ir ver as praias bonitas que tem perto? Tipo, existem praias legais em mahon que fiquem perto do porto? Sabes que Cruzeiro é aquela olhada rápida, por isso minha dúvida. E conheces algum dos outros locais? Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe!

      As praias mais tops de Menorca (Macarella, Turqueta e outras) com certeza ficam longe da capital Mahon,. Existem algumas praias interessantes próximas a Mahon mas pra qualquer uma delas um carro seria necessário. As que fui e posso recomendar: Cala Mesquida, Punta Prima e Binibequer.

      Tente descobrir se há alguma agência local que faz receptivo para cruzeiros. Talvez eles tenham pacotes especiais para quem vai passar pouco tempo na ilha.

      Lamento não poder te ajudar muito.. Espero que você tenha bons momentos em Menorca e que sua viagem seja ótima!

      =)

      Excluir
  10. Olá! Amei o blog! Você sabe onde fica biniberca na ilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, eu inclusive cheguei a ir lá. Fica no litoral sul da ilha. Procure tb pelo nome Binibequer.

      =)

      Excluir
  11. Olá Renata, em julho farei um curso em salamanca e gostaria de passar um final de semana em menorca. Qual praia vc me sugere pra hospedagem? Já que é um final de semana minha ideia é aproveitar uma praia ou algo bem próximo. Não dará tempo de ficar desbravando... Vou aproveitar pra curtir pouca coisa, mas bem curtida. Queria saber sua opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciene! Que bacana um curso em Salamanca hein?! Tenho um amigo que estudou lá tb que fala maravilhas da cidade! Então, pra passar um final de semana em Menorca eu recomendaria ficar em Ciutadela pela facilidade de estar numa cidade (pequena e charmosa) ou ainda uma Cala mais desenvolvida com uma praia bacana, tipo Cala Galdana. Não recomendaria Mahón, pois achei a cidade grande sem muito atrativos legais..

      =)

      Excluir
  12. Olá Renata, tudo bem? Estou indo à menorca em junho de 2017. Estaremos em 6, e vamos alugar um carro. Vc acha arriscado (blitz) por exemplo, alugar um carro menor (5 passageiros) pensadno na economia e facilidade de estacionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilson,

      Olha, vc fez uma pergunta complicada pra eu te ajudar, viu?!

      O risco sempre haverá.. Vc é quem precisa avaliar se vale a pena ou não arriscar.

      Não sei qual o posicionamento da polícia em relação à essa prática. Sei que não vi blitz pela ilha. Mas isso tb não é uma informação 100% confiável. Pode ser que hajam blitz mas eu não tenha passado por elas.. Enfim, como disse é uma pergunta difícil.

      Fico pensando apenas no conforto. Não seria melhor tentar pegar um carro maior?

      Independente do que vcs decidirem, desejo uma ótima viagem.

      Menorca é um paraíso!

      =)

      Excluir
    2. Você tem toda razão Renata, não vale a pena, nem sei pq perguntei isso, haha.
      Vou me hospedar em Cala Blanca, assim como vc.
      Ja reservei um carro p 8 pessoas.

      Muito obgdo pelas dicas de sempre, ;)

      Excluir
    3. Oi Nilson,

      Tô rindo aqui tb! kkk É que as vezes a gente tem umas duvidas doidas na hora de montar o roteiro, né? É muita coisa pra analisar ao mesmo tempo!

      Que legal que vcs vão ficar em Cala Blanca! É uma gracinha.. É bem sossegado e tem um pôr do sol lindão!

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  13. Oi, Renata. Adorei o seu post, ajudou muito minha escolha entre Menorca e Mallorca. Decidi então visitar Menorca em Maio. Achei bacana todo o seu roteiro, mas eu não tenho como alugar um carro pois não tirei minha carteira ainda :( Você acha que pode dar pra fazer esse passeio no sul da Ilha de bike?

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stephanie,

      Fico muito feliz em saber que meu post te ajudou! Essa é a vibe! =)

      Sobre o passeio de bike, não sei exatamente qual o seu preparo físico. Mas posso te adiantar que é um percurso bem longo!

      Experimente traçar a rota no Google Maps e selecione a bicicleta. Com isso vc poderá saber exatamente se suporta pedalar a distância entre os lugares.

      Uma boa notícia é que os motoristas de lá super respeitam os ciclistas. Diversas vezes cruzei com ciclistas pelas estradas e pude perceber que os carros desviam bastante das bikes. Ou seja, pedalar pelas estradas de lá é seguro!

      Aproveite muito, Menorca é lindo demais! Boa viagem!

      =)

      Excluir
  14. Oi Renata Adorei seu post!Você sabe me dizer quais praias tem aqueles brinquedos infláveis pra criança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Quando eu fui, início de junho, não cheguei a ver esses brinquedos não!

      Mas arriscaria dizer que se eles existem em Menorca, devem ficar na Cala Galdana e/ou Punta Prima, que são praias que possuem uma estrutura um pouco mais desenvolvida, com aluguel de cadeiras, barracas, caiaque, essas coisas..

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  15. Oi Renata Adorei seu post!Você sabe me dizer quais praias tem aqueles brinquedos infláveis pra criança?

    ResponderExcluir
  16. Olá Renata, adorei as dicas para Menorca ! Preciso de ajuda ! Você disse que alugou o carro pela Gold Car e pegou um transfer para retirar o carro. A devolução do carro foi na agência ou direto no aeroporto ? Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tercia,

      A devolução do carro foi feita na agência. De lá, o transfer deles nos levou de volta para o aeroporto. É bem pertinho, uns 5 minutos.

      =)

      Excluir
    2. Muito Obrigada, Renata !!!

      Excluir
  17. Renata, boa noite. Uma dúvida: as praias, em regra, não possuem infra-estrutura e isso inclui guarda sol. Você carregava guarda sol com você, correto?

    abraço

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Como eu fiquei apenas 4 dias na ilha eu fui à praia sem guarda-sol mesmo. Quando o calor apertava eu procurava uma sombra ou dava um mergulho, rs.

      Mas também é possível comprar guarda-sol nos supermercados de lá.

      Tenha uma boa viagem!

      =)

      Excluir