05/10/2013

Dicas de viagem para Ibiza


Por aqui continuamos com o azul mediterrâneo..

Conhecida como a ilha das baladas e das loucuras, Ibiza é um dos destinos mais cobiçados do verão europeu. Também pudera né? A combinação de festas com os melhores DJs de mundo, as boates mais tops, praias paradisíacas e pessoas (as mais loucas e divertidas) de todas as partes do planeta não podia render outra coisa senão a boa fama da ilha.

Ibiza, que faz parte do arquipélago das Baleares, fica na costa da Espanha. É uma ilha grande e super desenvolvida e com certeza não se resume só às tais festas e toda aquela loucura que ouvimos falar por aí. 

A minha viagem 

Confesso que não sou mais a festeira de antigamente e nem fui lá procurando viver as noites mais animadas da minha vida. Mas depois de alguns dias de sossego total em Menorca, eu queria ver um pouquinho de agito. Daí, resolvi que curtiria Ibiza num esquema bem tranquilo: conhecendo as belezas naturais da ilha porém sem deixar de dar uma espiadinha na bagunça, que eu adoro!

Passei 4 dias inteiros na ilha (sem contar os dias de chegada e partida). Achei o tempo curto e acabei indo embora deixando de conhecer vários lugares interessantes.

Gostei muito de ver como a ilha gira em torno do conceito nightlife e mesmo assim é perfeitamente possível ir à Ibiza e ficar de boa, sem muita agitação.

Como chegar

O aeroporto de Ibiza é bem grande e recebe voos de várias cidades da Europa. Como eu saí de de Menorca a melhor opção era voar pela Air Nostrum, uma companhia do grupo Iberia que faz voos regionais. O voo fez escala em Palma de Maiorca e por isso, entre pousos e decolagens, levou uma hora no total.

Assim como nas outras ilhas, também é possível chegar em Ibiza de ferry boat, vindo do continente. As empresas que fazem o trajeto são a Balearia e a Transmediterranea.

Transporte

A ilha é bem grande e as distâncias costumam ser grandes. Há  transporte público, não sei dizer se leva para todas as regiões. Mas pra quem viaja com pouco tempo e prioriza comodidade, super recomendo aluguel de carro. 

Pra quem tem orçamento mais curto mas ainda assim quer ter mais liberdade, vi muita gente rodando a ilha de scooter. Se o seu espírito for mais aventureiro que o meu, é uma opção a se considerar.

Assim como em Menorca, eu aluguei o carro na Goldcar, mas dessa vez tive alguns probleminhas. O primeiro carro que me deram estava com ar quebrado, os dois seguintes com a direção estalando. E depois de muita espera e reclamação, tive que dar um show, no maior estilo “olha a brasileira louca” pra resolverem o problema. No quarto carro é que conseguimos acertar. 

Rodando de carro pela ilha, achei o trânsito de lá meio doido. Nada comparado com o daqui, mas as pessoas largam o carro no meio da rua, nos cruzamentos não há preferência.. Por isso, dirijam com atenção!

Hospedagem

Quando estava pesquisando sobre onde me hospedar em Ibiza, não encontrei nenhuma indicação de "melhor lugar para se hospedar". A única coisa que eu encontrava era dica de festas, isso tinhas aos montes!! 

Daí fui pesquisando no Booking e vi que os hotéis em San Antoni eram bem mais baratos do que em Eivissa. Mas achei a distância entre as duas cidades considerável e o que eu queria mesmo era ficar na muvuca, no meio do agito. E daí, sem querer arriscar, resolvi que ficaria em Eivissa mesmo. 

Acabei optando pelo esquema de aluguel de apartamento no Apartamentos Lux Mar, na praia de Figueiretas. O apartamento era limpo e espaçoso, com uma mini cozinha super bem equipada.

A localização era perfeita! Figueiretas é uma praia que fica um pouco recuada, entre o centrinho (com muitas lojas, restaurantes etc) e Platja den Bossa (onde ficam os principais clubes de praia e onde a galera da noitada costuma se hospedar). Ou seja, era perto da muvuca e ao mesmo tempo fora dela porque o prédio fica bem no finalzinho da praia. Recomendo muito.

O precinho foi super camarada e ainda nos deram um quarto com visto pro mar (ô sorte!). O prédio possui ainda piscina e restaurante. Não possui estacionamento próprio mas ao lado possui uma área de estacionamento enorme. Saí de lá muito satisfeita com a minha escolha

Para reservar o mesmo hotel, clique aqui.

Para pesquisar outras opções de hospedagem em Ibiza, clique aqui. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações. 😉

Praias

As praias de lá são lindas, com o mar super azul do Mediterrâneo. Lá quase todas as praias possuem estrutura de bar/restaurante, então o esquema de levar o que vai consumir para a praia é dispensável. Mas também rola super forte o esquema "farofa chique": vi muita gente levando o kit sobrevivência para a praia.

Outro detalhe importante é que o nudismo também é uma prática muito comum nas praias de Ibiza. Todo mundo vai de todo jeito: vestidas com roupa normal, de praia, seminuas ou totalmente nuas! Ou seja, vá preparado pra ver de tudo!

Pra desbravar a ilha, montei roteiros com base nos principais povoados da ilha: Sant Antoni, Portinatx, Santa Eulalia. Vou falar resumidamente de cada um.

Mapa de Ibiza

Dia 1 - Sant Antoni
(no mapa, traçado em vermelho). 

- Cala Bassa

A primeira praia que visitei em Sant Antoni, a Cala Bassa tem águas muito claras e é muito boa para o banho. A praia possui muitos restaurantes na beira da praia e é bem movimentada. Na hora que saí já tava começando a rolar uma superlotação. Por isso é bom ir nela cedo.

praias ibiza
Cala Bassa

Também tem muitos vendedores ambulantes e todos faziam algum tipo de performance tentando me convencer a comprar um monte de quinquilharia: óculos e bolsas falsificadas, CDs piratas.. Já é pra entrar no clima agitado da ilha.

praias ibiza
Águas claras e praia cheia

- Platges de Comte

Praia pequena com seus poucos metros também bem disputados. Tem um grande restaurante bem na beira da praia com uma vista linda.

praias ibiza
Platges de Comte

praias ibiza
Prainha simpática

- Cala Tarida

Cala Tarida é uma praia um pouco mais extensa do que as demais dessa região. O acesso é feito através de uma escadaria. Foi uma das poucas praias da ilha que vi o mar um pouco mais mexido, com umas marolinhas.

A praia possui muitos restaurantes e barracas na beira da praia.

praias ibiza
Cala Tarida

- Cala D'ort

Esta é mais uma praia super bacana de Ibiza. Linda, de águas super claras, só não é muito confortável pois a faixa de areia possui muitas pedras, então estender uma canga e deitar pode ser uma tarefa meio complicada.

Daqui dá pra ter uma vista privilegiada de Es Vedrás, que são duas grandes rochas famosas e que são ícones de Ibiza. Tem um grande restaurante na beira, ideal pra curtir um fim de tarde.

praias ibiza
 Cala D'Ort

praias ibiza
Nosso Jenga e Es Vedrás ao fundo

- Cala Salada

Chegando ao final da maratona "praias do dia", visitei esta praia que fica bem próxima à Sant Antoni. Simpática mas também desconfortável no quesito pedrinhas na areia.

praias ibiza
Cala Salada


Dia 2 - Santa Eulalia
(no mapa, traçado em azul)

Nesse dia fui para o lado leste da ilha, que é mais local, menos turístico e menos festeiro também. Era também o dia que eu iria à Pachá de noite, então não me prolonguei muito na missão rolé pelas praias pra poder voltar cedo pro hotel e descansar pra "night" (coisa de gente velha! kkkk).

- Cala San Vicent

A primeira praia que visitei, a Cala San Vicent é bem bonita, super família e possui um grande hotel na beira da praia. Mas neste dia o vento estava muito forte e entrando de frente, o que tornou impossível de ficar na praia.

praias ibiza
Cala San Vicent

- Platja Aigua Blanca

Seguindo o conselho de uma amiga que já morou em Ibiza, fui conhecer a praia de Aigua Blanca. Essa é uma praia frequentada basicamente pela galera local. É linda, tem águas cristalinas e estava bem abrigada do vento.

O carro fica estacionado no alto da colina mas não possui muitas vagas disponíveis, então a boa é chegar cedo.

São duas prainhas, a primeira com um restaurante e a segunda sem nada de comércio. A prática do nudismo impera por aqui mas como em todas as praias que fui, ninguém é obrigado a tirar a roupa e pode ficar como quiser que ninguém vai se incomodar.

praias ibiza
Aigua Blanca

- Platja Es Figueral

Logo depois de Aigua Blanca, fica Es Figueral. Elas são até bem parecidas, a diferença é que esta é super família e não tinha peladões.

praias ibiza
Es Figueiral

Dia 3 - Portinatx
(no mapa, traçado em roxo)

Dia de acordar tarde, na rebordosa da night do dia anterior. Fiquei com uma preguiça danada de sair do hotel, mas não podia perder um dia precioso nesse paraíso. Reuni todas as minhas força e fui para o norte da ilha. Nessa região achei as praias bem mais ou menos. Destaque apenas para Bernirrás, que é a mais legal desse pedaço.

- Bernirrás

Indicação da minha amiga, de fato a praia é bem bonita. Possui um restaurante bacana na entrada, águas muito claras mas pouca areia e muita pedra, o que é um pouco incômodo pra sentar. 

praias ibiza
Bernirrás vista do alto

- Port de Saint Miguel

Uma das praias mais farofadas da ilha. Tem um hotelão, muitas barracas, caiaque, bote, banana boat, gente.. tudo misturado. Não curti.

praias ibiza
Saint Miguel

- Cala Xarraca

A última praia do dia tinha areia bem escura e cheia de pedras. Duas coisas curiosas nessa praia: uma mansão um pouco excêntrica em uma das pontas e a proibição do nudismo.

praias ibiza
Cala Xarraca

praias ibiza
Aqui tem que pedir pra não tirarem a roupa!

Dia 4: Formentera

Se você um dia ouvir dizer que Formentera é um dos lugares mais lindos do mundo, pode acreditar, não é exagero.

Formentera

Eu fiquei embasbacada com a beleza das praias e o tom de azul do mar. Tão incrível que eu resolvi fazer um post exclusivo aqui.

Pôr do sol em Sant Antoni

Um programa obrigatório em Ibiza é o famoso pôr do sol em Sant Antoni. O lugar é um calçadão de frente pro mar com vários bares/restaurantes e conforme vai chegando a hora do pôr do sol o lugar fica bombado: bares lotados, gente circulando, equipes de divulgação das festas.. é o começo da night de Ibiza! (se é que ela termina em algum momento..).

O bar escolhido para curtir o fim de tarde não foi o famoso Café Del Mar, que pra falar a verdade estava bem desanimado. Fui pro Savanah que tinha um ótimo DJ tocando. Entre tapas e drinks, o calçadão cheio, a paisagem deslumbrante e o clima animado me fez cair a ficha de que eu finalmente estava em Ibiza.

sunset ibiza
Calçadão em Sant Antoni

sunset ibiza
Por do Sol em Sant Antoni

Depois que o sol se pôs, uns caras começaram a fazer uns malabares com fogo e a apresentação foi muito legal. Depois eles pediram uma contribuição, claro.. Mas valeu o show! No fim, o pessoal do Savanah ainda ofereceu uma taça de espumante a todos os clientes. Simpáticos, não? ;)

sunset ibiza
E assim acaba o dia

O centro de Ibiza e Dalt Vila

O centro antigo de Ibiza é uma atração à parte. É parada obrigatória em qualquer visita à ilha. Além de super charmoso, tem diversas lojas: de souvenirs até Zara e Mango (meninas, controlem-se). Muitos restaurantes, pra todos os gostos e bolsos e também bares pra começar o esquenta da night.

Eu não sei porque eu não tirei nenhuma foto de lá :(

Já a Dalt Vila é a parte murada da cidade antiga que já foi habitada por muitos povos. Lembrança de outras épocas em que a ilha precisava se defender dos invasores.

A vista lá de cima é linda e vale muito o passeio. São ruas estreitas, casinhas brancas, restaurantes super charmosos e escondidos. Tem que ir lá pra conferir.

dalt vila ibiza

Sinal verde pra subir em D'Alt Vila


dalt vila ibiza
Restaurante gracinha


dalt vila ibiza
Vista do centro de Eivissa

dalt vila ibiza
Vista do alto de D'Alt Vila

Night em Ibiza

É claro que eu não poderia sair de Ibiza sem ter curtido pelo menos uma night, não é? E pra fazer esse sacrifício, escolhi o domingo na Pachá que era o dia em que tocava o Solomun, um dos meus DJs preferidos.

Uma das vantagens de visitar a ilha em junho, no início da temporada, é que as festas ainda não estão super lotadas. A Pachá estava cheinha mas nada insuportável como dizem ficar na alta. 

Comprar ingresso para as festas em Ibiza é muito fácil, vende em qualquer lugar. É sério.. em qualquer birosca tem gente vendendo ingresso. Mas pra evitar furadas, procure as lojas oficiais das boates e festas. Sim, as festas e as boates tem lojas próprias que além de ingressos, vende todo tipo de souvenir. Noite aqui é negócio sério..

solomun pacha ibiza
Solomun na Pachá ;)

Uma coisa que achei bacana na night de Ibiza: o dresscode é o “fique a vontade e vá como quiser”, tinha gente até de bermuda de praia e chinelo. Aliás foi uma das coisas que mais curti na ilha, esse estilo do “todos bem à vontade”.

Valeu a pena?

MUITO!! Voltaria à Ibiza com certeza. Em 4 dias não consegui fazer tudo que queria. Não tive tempo de ir, por exemplo, no mercado hippie Las Dalias em Santa Eulalia e nem nas praias do entorno de Eivissa. Com mais tempo, ainda descobriria mais coisas bacanas pra fazer na ilha.

Não fui com o foco em festas, mas chegando lá e vendo os melhores DJs do mundo tocando até bate uma vontade de ir pelo menos pra conhecer. Bem, já tenho vários motivos pra voltar!

Sobre custo, achei que tem opção para todos os bolsos. Por ter mais opções de entretenimento (restaurantes, baladas, passeios etc.) o dinheiro sai com mais facilidade, mas isso vai do esquema de cada um.

Ou seja, se um dia tiver oportunidade de conhecer Ibiza, se jogue!
;)


**Data da viagem: junho/2013



4 comentários:

  1. TEM ONIBUS PARA SE LOCOMOVER ATÉ O AEROPORTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia,

      Eu saí do aeroporto já com carro alugado e só devolvi na hora de ir embora. Então não tenho como opinar sobre o transporte público em Ibiza mas com algumas palavrinhas mágicas no Google você encontra algumas informações.

      Dá uma olhada no site oficial do serviço público de ônibus de lá: http://ibizabus.com/ibiza/

      Espero poder ter ajudado.

      ;)

      Excluir
  2. Oi Renata!! Parabens pelo blog!! Esse hotel que ficou em IBIZA... como é alimentação?? Meia pensão, all inc.? Só hospedagem.. era caro pra comer por lá?

    valeu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guga,

      Então, o Lux Mar é um hotel bem simples.. na verdade são apartamentos equipados com uma pequena cozinha. Não há qualquer refeição incluída, é cada um por si. Tem apenas os serviços básico de um hotel, como arrumação dos quartos, recepção etc. Se vc procura um hotel com cardápio de serviços mais completos, acho que essa não é uma boa opção.

      Sobre alimentação em Ibiza, não achei caro não. Na verdade o bom de Ibiza é que tem opções para todos os tipos de bolso.. Do fino ao básico, vc encontra de tudo! Não tem como passar aperto por lá.

      ;)

      Excluir