26/10/2013

Dicas de viagem para Fortaleza


dicas viagem fortaleza ceará
Kitetrip na terra da luz

Mais uma aventura à vista e dessa vez deixei o maridão escolher o destino. Como ele pratica kitesurf, resolvemos fazer uma kitetrip pelo Ceará. Foram quinze dias pelo litoral cearense, de Canoa Quebrada à Jericoacoara, no final do mês de agosto quando se inicia a temporada de ventos no nordeste.

Dessa vez resolvi viajar com pouca coisa programada. Tinha um roteiro base, de quantos dias ficaria em cada lugar que montei base e chegando no lugar, deixava a maresia cearense nos levar.. eita coisa boa! Que estado bacana.. praias lindas, um povo super receptivo e uma luminosidade incrível! 

Pra começar a organizar a ida ao Ceará é bom saber que o litoral é dividido em dois, tendo Fortaleza como ponto de divisor: o lado leste, onde o sol nasce no mar e o oeste, onde o sol se põe no mar. A nossa trip começou pelo lado leste, em Canoa Quebrada.

Litoral do Ceará

Como chegar

Chegar em Fortaleza é moleza! Há voos chegando de várias cidades brasileiras todos os dias, nos mais diversos horários.

A trip foi feita toda em carro alugado ainda no aeroporto de Fortaleza. De lá, segui direto pra Canoa Quebrada.

Quando ir

Fortaleza e o resto do Ceará seguem a tendência climática de todo o nordeste de estações invertidas. Chove muito no verão e o inverno é seco e quente.

Eu fui no mês de agosto e peguei sol e muito calor todos os dias. Foram 15 dias de sol ininterruptos.

Hospedagem

Nessa viagem como eu disse anteriormente, programei pouca coisa com antecedência, inclusive a hospedagem. Em alguns lugares eu cheguei a fazer uma lista de pousadas, em outras contei com o fator sorte de chegar e ver qual é.

Em Fortaleza, esse esquema quase deu errado. Apesar de chegar na cidade em baixa temporada e em dia de semana, tive dificuldade de encontrar opções de hospedagem honestas e bem localizadas já que queria ficar no Meireles (melhor bairro de Fortaleza) ou em Iracema (não tão bom mas é vizinho de Meireles).

Como o fator sorte acompanha os bons viajantes, encontrei um pequeno hotel no finalzinho do bairro do Meireles, quase em Iracema já, chamado Abrolhos. Hotel pequeno, simples mas tinha tudo que eu precisava: boa localização, estacionamento, bom preço e um bom café da manhã. Aprovado.

Pra consultar outras opções de hospedagem, clique aqui. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok? 😉

Praias

Como eu moro no Rio de Janeiro, quando viajo prefiro conhecer praias diferentes e acabo não me interessando muito por praias urbanas. Assim sendo, pouco poderei falar das praias de Fortaleza porque fiquei na cidade pra montar base pra conhecer outras praias da região.

Mas se tivesse que ir em alguma praia em Fortaleza, talvez daria um pulinho na Praia do Futuro, que é a mais simpática e fica afastada do burburinho da cidade.

Assim sendo, fiz alguns passeios pela região e vou falar deles abaixo:



- Cumbuco

A famosa praia cearense fica bem próximo da capital, uns 30 km no sentido oeste. No dia que fui lá o vento estava muito violento e era impossível ficar na praia. Não à toa que Cumbuco é uma das mecas dos kitesurfistas! Vem gente do mundo inteiro velejar por aqui!

Mas pra falar a verdade eu também nem achei a praia lá essas coisas.. É o que eu sempre digo: praia de kitesurfista é antissocial, só serve pra eles..

dicas viagem cumbuco ceará
Praia de Cumbuco - olha o vento levantando a água 😲

dicas viagem cumbuco ceará
Muito kite em Cumbuco!

Depois de comer alguns quilos de areia, resolvi sair daquele suplício e parti pra conhecer a Lagoa da Banana. Eu já tinha lá ido quando era criança com meus pais, mas não me lembrava direito do lugar e recebi recomendação de algumas pessoas que me disseram que não poderia deixar de ir lá. Mas ao chegar, não curti muito não.. a água era escura (eu tenho um certo pânico - inexplicável - de água escura) e tava rolando uns forrós brabos no último volume. Ou seja, saí correndo de lá.

dicas viagem cumbuco ceará
Lagoa da Banana

Saímos então à procura de uma tal lagoa que nem sabia direito o que era, mas como a gente estava sendo "expulsos" de todos os lugares, resolvemos ir lá ver do que se tratava. E foi assim que sem querer cheguei na Lagoa do Cauípe. Se Cumbuco era a Disney do kite, o Mickey morava ali naquele lugar!

Era muitos kites numa lagoa linda, de águas claras, na beira do mar. Com as condições perfeitas pro kite a gente ficou a tarde toda ali tomando umas cervas no quiosque que ficava à beira d'água e observando a galera fazer manobras insanas. Tudo sem muito compromisso.. 

dicas viagem lagoa cauipe ceará
Lagoa do Cauípe

- Beach Park

Uma outra pedida pra um passeio de dia inteiro saindo de Fortaleza, é o Beach Park. O complexo de hotéis, bares, restaurantes e parque aquático fica na praia de Porto das Dunas em Aquiraz, a 16 km de Fortaleza. A entrada no complexo Beach Park é gratuita, a do parque aquático não.

A praia em frente ao complexo é bonita também mas com o vento, torna-se complicado sentar e tomar sol (mais uma vez comer quilos de areia).

dicas viagem beach park ceará
Zona de perigo

dicas viagem beach park ceará
Beach Park entre os coqueiros

Se topar o desafio de entrar no parque aquático, prepare-se pois o preço do ingresso é bem salgadinho. Mas vale a pena voltar a ser criança por um dia e se acabar nos brinquedos.

Fique atento ao calendário do parque, pois ele fecha alguns dias do mês para manutenção.

dicas viagem beach park ceará
Área dedicada aos pequenos

dicas viagem beach park ceará
Insano!

dicas viagem beach park ceará
Esses tobogãs com boia eram os melhores

dicas viagem beach park ceará
Vista do alto do parque

Morro Branco também é um boa opção de passeio de um dia a partir de Fortaleza e eu fiz um post dessa praia e redondezas, aqui.

Canoa Quebrada não minha opinião deve ser vista como passeio de um dia, cabe em dois numa boa pois tem muita coisa bacana pra ver e fazer por lá.

Jericoacoara nem pensar em menos de 4 dias. A logística pra chegar lá é complicada e cansativa pra aproveitar menos que isso.

Noite em Fortaleza

Nem só de praia e sol vive a capital cearense. Fortaleza também é famosa pela vida noturna agitada. Muitos bares, shows de forró e de humor de artistas regionais animam a cidade festeira e por isso tem evento todo dia. Como eu sempre fico super cansada depois de um dia de praia não me adentrei na noite cearense. Mas se você animar, se informe com os locais. Certamente eles indicarão a boa do dia.

Uma noite, resisti ao cansaço e fui encontrar uns amigos cariocas que migraram pra Fortaleza e eles nos levaram ao Dragão do Mar, que é um centro cultural com teatro, cinema, planetário e museus. Rolam também vários barzinhos e restaurantes em volta. Achei o lugar parecido com a Lapa carioca, mas numa versão bem menor, é claro. Gostei e acho que vale dar um confere.

Compras

Pra comprar produtos regionais e artesanato bacana, Fortaleza conta com o  ótimo Mercado Central. Localizado no centro da cidade, possui três andares de muitas lojas e muita diversidade de produtos. Não deixe de ir pra comprar todas as lembrancinhas da viagem aqui.

Em Iracema, na avenida Beira-Mar, funciona também uma feirinha de produtos artesanais que abre toda noite. É uma boa pedida pra dar um rolé descompromissado depois de um dia cansativo de praia e quem sabe até, comprar os últimos presentes.

Valeu a pena?

Muito! Fortaleza me surpreendeu positivamente. Tem uma ótima estrutura para receber os visitantes e conta com ótimas opções de passeio e diversão noturna.

Outros posts da viagem pelo Ceará:

Canoa Quebrada: curtindo a vibe de Canoa
Morro Branco: entre garrafinhas de areia colorida e labirintos
Flecheiras: surpresa da viagem
Jericoacoara: o paraíso é aqui (inclusive do kite!)



** Data da viagem: agosto/2010


0 comentários:

Postar um comentário